Dicas para aumentar a vida útil dos pneus de motos


A utilização de pneus em bom estado de conservação é fundamental para a segurança do motociclista, por isso é sempre bom estar tendo cuidado com o pneu da moto, sempre mantendo calibrado, balanceado e nada de adaptar pneus. É possível conseguir um aumento significativo da vida útil dos pneus de uma moto se alguns cuidados básicos forem adotados pelo motociclista

No decorrer deste artigo vamos dar algumas dicas para aumentar a vida útil dos pneus de motos.

Veja algumas dicas básicas:

- Os pneus devem ser calibrados semanalmente, seguindo as recomendações do fabricante da motocicleta ou do próprio pneu. A pressão precisa ser alterada em cada situação de uso (com carona na garupa, carga ou apenas o condutor);

- Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados. O pneu de uma moto pode ter o talão (frizo de aço lateral) quebrado por uma operação de montagem inadequada;

- As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedimento fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus;

- Os pneus não especificados para o modelo da moto não devem ser usados nunca. As alterações para fins estéticos acabam prejudicando o desempenho da moto e comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus;

- Nunca fazer adaptações para deixar de usar câmeras de ar. Em motos, os pneus sem câmera somente são empregados em alguns poucos modelos que utilizam aros específicos para este fim;

- Os aros utilizados devem ser aqueles recomendados pelo fabricante. Mudanças provocam diferenças sensíveis no desempenho da moto, novamente comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus;

- Jamais utilize pneus recauchutados!

- A moto sempre deve estar com o “quadro” alinhado, caso contrário a vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso;

- Nunca submeter o pneu a sobrecarga. Pode ocorrer o superaquecimento, desgaste excessivo, separação entre lonas e banda de rodagem. Portanto, é importante sempre manter as pressões e carga recomendadas conforme gravações que constam no flanco de cada pneu;

- Não freie sempre em cima da hora, tente frear usando o manete gradativamente e usando tanto o freio traseiro, como o dianteiro, isso evita o maior atrito dos pneus com o asfalto e o consequente desgaste.

- Nas saídas com a moto (cruzamentos, semáforos, etc) não saia acelerando muito como se estivesse participando de uma corrida, pois isso também desgasta os pneus.



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