Comparativo: Yamaha YBR Factor x Honda Fan

 Yamaha YBR Factor x Honda Fan

Sem sombra de dúvidas, a Yamaha YBR Factor e a Honda Fan, são duas motocicletas feitas para o dia a dia urbano, desde a superação de um trânsito conturbado à economia real de comubustível. Foram desenvolvidas para o trabalho - mototaxistas, motoboys e assemelhados -, mas servem muito bem para passear com tranquilidade.



A Honda decidiu fabricar a Fan para concorrer com a rival Yamaha, que lançara a Factor 125, porque a CG 150 Titan, com freio a disco e partida elétrica, custa quase R$ 2 mil a mais que a Factor com partida elétrica. Em se tratando de um segmento onde os valores variam entre R$ 5 mil e R$ 6 mil (uma Titan completa custa 36% mais que a Factor básica), é uma boa diferença. A YBR Factor possui três versões: K, a mais básica, cusando cerca de R$ 5.000; a versão E, com partida elétrica, sai por cerca de por R$ 6.200; e a versão ED, com partida elétrica, freio a disco e roda de liga leve, sai por R$ 6.500. Na Fan, sua concorrente direta, são duas as versões: a versão básica KS, em torno de R$ 5.100  e ES, com partida elétrica, em torno dos R$ 5.600.



 Detalhe do escapamento da Factor: mais moderno e mais bonito.

Os modelos usados nesse comparativo foram médios: a Fan ES e a Factor E.

O modelo da Honda é bastante básico: a moto não possui o cavalete central, o lampejador do farol, a trava para capacete e o botão de parada de motor "liga/desliga" (aquele vermelho, que fica ao lado do acelerador).

Já na YBR Factor, esses componentes que não tem na Honda Fan já saem de fábrica, começando a agradar o consumidor logo de cara. A tampa da caixa de ferramentas foi ignorado na Fan por uma questão de economia (do fabricante, claro). Diferente da Factor, não há nem mesmo um elástico para prender o saco de ferramentas que, somente jogado dentro do compartimento sem tampa, pode tornar-se uma fonte de ruídos em pouco tempo de uso. Na Fan, foi descartado também o acabamento da mesa inferior, nas bengalas sob o farol (onde vai a nomenclatura "HONDA").



 
 Yamaha YBR Factor 125
Honda Fan 125



Segundo a comissão técnica, que avaliou mais de 15 detalhes entre acabamento e funcionalidade - como o acionamento da torneira de combustível ou do afogador do carburador -, a conclusão foi: ou a Fan é muito cara, ou a Factor oferece muito mais pelo que custa. A diferença de R$ 300 aproximados a favor da Fan não justifica essa carência absurda de acessórios. É o que podemos chamar de "economia burra" (com todo o respeito ao fabricante, que parece não fazer o mesmo com o consumidor). Outro grande problema encontrado na Fan: o modelo não oferece ajuste do freio dianteiro junto ao manete, somente próximo do tambor. Com se não bastasse isso, somado à falta do cavalete central (que atrapalha demais na hora de ajustar a corrente ou quando o usuário tem um baú como acessório) e a trava para o capacete, há ainda mais trabalho para esticar a corrente. A Factor precisa de três chaves: 17 mm19 mm e 12 mm. Na Fan, precisa-se de quatro: 17 e 22 mm para o eixo da roda, uma 10 e outra 12 mm para movimentar o esticador em si (na Factor a porca e a contra-porca usam a mesma ferramenta, 12 mm). Apesar de parecer exagero, detalhes assim fazem a diferença para quem usa a motocicleta no trabalho e cuida pessoalmente de sua manutenção. 


 Painel da Fan 125: sem marcador de combustível e sem conta-giros.


 Painel da Factor 125: não tem conta-giros, mas indica quanto 
ainda tem de combustível.

O ponto negativo da Factor, no entanto, é a torneira de combustível, que fica "embutida" na carenagem dificultando seu manuseio pelo piloto, principalmente, se ele usa luvas. Quanto ao garupa, a Fan oferece o melhor apoio para as mãos, mas perde em relação às pedaleiras que são fixadas diretamente na balança da suspensão traseira, flexionando as pernas do garupa ao menor sinal de buraco ou imperfeição no solo. Tecnicamente falando, há mais semelhanças do que diferenças. Tanto em potência e torque, quanto em transmissão, freios e chassis. O que as diferenciam são exatamente os detalhes. Desde o ano passado, a Fan passou a usar o mesmo propulsor da Titan, só que com 125 cc de cilindrada. Com isso, adotou o comando de válvulas no cabeçote, deixando de ser um pesadelo para a grande maioria dos usuários profissionais. O comando de válvulas no cabeçote é mais moderno e avançado que o sistema de acionamento por varetas. Com menor atrito interno, a arquitetura OHC foi adotada inclusive para ajudar na menor emissão de poluentes e para melhorar o consumo de gasolina.

No quesito consumo, às vezes, o que mais influencia na hora da compra, a YBR Factor continua em vantagem (êêê, Honda, hein?). Com ambas nas mesmas condições, a YBR Factor chegou à marca de 41,5 km/litro, contra 34,5 km/litro da Fan. Isso se explica devido ao fato de a Fan trabalhar com o motor em giro mais alto, na mesma velocidade. De qualquer forma, são motocicletas extremamente econômicas, capazes de rodar mais de 100 km com pouco mais de R$ 5.


 Cavalete central na Factor: ausência imperdoável na Fan.

Em termos de esperteza, a Factor saiu por cima. Nas saídas de farol e retomadas de velocidade, ela deixa a Fan trabalhando um pouco mais na sua "cola". Outro fator positivo para a YBR Factor é seu banco: de espuma mais macia, portando mais confortável. Já a espuma da Fan é injetada, porém, sua durabilidade é um pouco maior. Em teste feito em estrada serrana, a Factor também se deu melhor, já que conseguiu concluir o curso usando a última marcha; na Fan, foi necessário reduzir para a quarta.


Para finalizar, não há como não elevar a YBR Factor ao título de campeã deste comparativo. Ela é a mais completa, de melhor dirigibilidade e condução, segundo nossos pilotos e usuários, e a única a oferecer a opção de freio a disco na dianteira, na versão ED (que, com rodas de liga leve, custa R$ 450 a mais que a E, avaliada nesta reportagem). No caso da Honda, se você optar pelo freio a disco, terá que "pular" de modelo, indo para a Titan 150. E preparar um bom punhado de Reais a mais. Seria o momento da Honda repensar o preço da Fan, ou equipá-la melhor? Isso o mercado irá responder.


Em termos gerais, seja na pilotagem, no conforto e na economia, vimos que a YBR Factor foi a campeã desse comparativo. Agora, vai depender de você, consumidor, escolher o que mais lhe dá retorno em termos de custo x benefício.



 Tabela de acessórios

                                                           CG                  YBR


Regulagem dos freios                            pior                 melhor
Apoio para mãos do garupa                  melhor            pior
Trava de capacete                                ND                 de série
Ganchos para bagagem                         pior                 melhor
Painel                                                   pior                 melhor
Punhos                                                 pior                 melhor
Acionamento do afogador                     pior                 melhor
Acionamento da torneira                       melhor             pior
Lampejador de farol                             ND                 de série
Pedaleiras traseiras                               pior                 melhor
Estojo de ferramentas                           pior                 melhor
Cavalete central                                   ND                  de série
Trava de guidão                                   pior                  melhor
Marcador de combustível                     ND                  de série
RESULTADO FINAL                         2                      12



Fonte: Duas Rodas Online



30 comentários:

Anônimo disse...

Um banho da Yamaha na Honda pelada!

Obs: Cadê o conta giros pra deixar o painel excelente Yamaha?? Precisamosdele para controlar o limite das marchas nas motos, a Factor é espetacular!

EXTRA EXTRA disse...

com certeza a yamaha superou a honda , tanto na economia de combistivel como na economia de compra , em relação a conforto a ybr factor dá de 1.000 a 0 , e pra falar que os motores yamaha são mais resistentes ...

Unknown disse...

Eu estava com dúvidas na hora de comprar mas agora ficou evidente qual a escolha.
Yamaha Factor 125 na cabeça!

Anônimo disse...

Tem que comparar com a 150, essa 125 da honda é um lixo.

Anônimo disse...

a factor anda do msm jeito q a 150

Anônimo disse...

A honda tem nome, é uma moto de muito valor,mais é preciso melhorá,a suspensão.A yamaha pode não ter o memos valor de mercado, mais o desiger é bem chamativo, sendo que a honda o designer,precisa tomar um banho de loja,ou seja é como se ela estivesse, tomado um banho e fosse para a rua sem pentiar os cabelos.

joao dacio da silva disse...

gostei nuito factor

Anônimo disse...

abri esse comparativo justamente pra mim ajudar a decidir qual moto vou compra. e já decidi... YBR FACTOR ED ! A HONDA precisa deixar de ser amarrada e oferecer mais opções na FAN. e a YAMAHA lançar logo a 150cc no brasil que demora !

Anônimo disse...

tenho uma factor 2012 a moto da de 1000 a 0 na fan moto show de bola quem comprar não vai se arrepender e ainda e menos visada

alemão 86 disse...

É pessoal eu quase que compro a cg fam mas com essa reportagem e com esses comparativos, ja me decidi, a YBR FACTOR é muito melhor, mais queria saber uma coisa,de estrada algumas viagens para o litoral como ela c comporta?

Unknown disse...

Sem dúvida, a honda está caindo pela ribanceira. Querem só ganhar dinheiro e não estão nem ai com seus clientes... Aqui na yamaha queremos ter nossos clientes kda vez mais satisfeitos...

Unknown disse...

Sem dúvida, a honda está caindo pela ribanceira. Querem só ganhar dinheiro e não estão nem ai com seus clientes... Aqui na yamaha queremos ter nossos clientes kda vez mais satisfeitos...

Unknown disse...

Sem sombra de dúvidas, a honda está e ja vem a um bom tempo se investir pensando em seus clientes, so querem ganhar e seus clientes q se danem. A factor 125cc tem todo o conforto e a economia q um motoqueiro precisa... Dê valor a quem t quer bem. YAMAHA.

Anônimo disse...

eu tenho uma fan 2007 e vou trocar de moto, gostaria de ter uma factor completa, porém minha moto esta quase com 150.000km e nem queima oleo o motor nunca foi aberto. Porém gostaria de saber se a YAMAHA solucionou o problema que tinha na YBR, que era o eixo do pinhão que gastava os entalhes e o pinhão começava a ficar redondo nos encaixes e tinha de abrir o motor e fazer a troca do eixo.

l disse...

Ola amigos possuo uma fan 150 2012 e digo a honda e pelada em acessórios mais saiu na frente com o motor flex e injeção minha 150 ta fazendo 50x litro isso e economia ta fazeno mais que a 125 da yamaha.so tenho elogios a honda

Unknown disse...

eu tenho minha factor ed e não troco por uma 150 da honda nem a apal ....

Anônimo disse...

A Honda deixou muito a desejar na Fan, tem que melhorar muito pra tentar chegar perto da Factor, a Yamaha simplesmente humilhou a Honda.....

Anônimo disse...

Hahahahahahahaha 50km por litro.
É até que 1° de Abril está perto mesmo.

É cada uma que eu ouço. Mas talvez o cara desliga a moto em um declive e outro. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Acabei de comprar minha Factor K 125. Quando fui a concessionaria, de cara ganhei 2 anos de garantia e 2 capacetes. Ja na Honda, me davam apenas 1 ano e 1 capacete. A Honda alegou que "suas motos eram superiores, que eles tinha 80% do mercado e que não era necessario uma garantia tão alta". Mas na pratica a teoria é outra: meu irmao comprou ano passado uma Honda e ja na primeira revisão encheram ela de defeitos, o que não condiz com o discurso dos vendedores.
Parabens Yamaha.

Unknown disse...

Pois e pessoal vou comprar uma factor,e farei um post com minha opiniao

Anônimo disse...

ENTÃO A FACTOR É moderna espetacular linda!! blá blá blá... então coloca na pista pra ver o motozinho honda ir embora!!!!!!!

Anônimo disse...

a factor e melhor sim que a fan mas a fan é muito mais macia .a factor é muito dura horrível neste quesito ....

Anônimo disse...

Acesse o site fan150 e veja a mesma análise só que agora a vitória é da Honda. Aonde já se viu um site que se chama ybrfactor fazer uma análise onde uma Honda sairia campeã.
Mas uma coisa é certa nesse mundinho pequeno de vcs a Factor é melhor e a Fan tá vendendo menos,kkkk, essa factor não vende nem mais que a PeloMenos da Honda, digo Pop100.

Anônimo disse...

Acessem isso aqui se tiverem coragem e se o moderador publicar,kkkkkk.

http://www.joaodacaixa.com/2013/06/ranking-de-motos-mais-vendidas-em.html

Anônimo disse...

mano tenho uma factor a moto e boa muito melhor que honda pis pilotei ela duas semanas seguida na auto escola, ela doi a mao, nao tem conforto, mais nao e uma moto ruim acho que tem que melhorar tanto honda quanto yamaha. a melhor cc que ta tendo no momento e kawasaki e kasinski eles sim estao querendo e tentado oferecer produtos melhores pra nois consumidores brasileiros honda ta neim ai pra nois so que $$$

Anônimo disse...

Primeiramente obrigado pela ótima comparação! Estou me organizando para comprar a Factor ED e já tinha noção que ela muito boa, mas depois de todo esse comparativo tenho certeza!

Mais uma vez obrigado e parabéns!
(êêê, Honda, hein!) haha

Até a próxima.

Anônimo disse...

eu viajo muito em rodovias...i nunca achei uma outra moto 125 pra mim deixar pra tras....essas fan nao anda nada.

Anônimo disse...

Boa noite pessoal!!!
Vou comprar minha primeira moto e estou em duvida entre a fan 150 e a fator as duas modelo 13/14 e completas. irei usar a moto todos os dias para o trabalho, uma média de 80 km ida e volta.
qual moto vocês me aconselham e qual motivo ?

Unknown disse...

O Cara de 23 de junho coloca um link do www.joãodacaixa, que diz que a honda é a moto + vendida, e quem é que não sabe, porem ser a mais vendida não significa que seja a mellhor , o fuca foi o carro + vendido no brasil e não era o melhor. Ja tive CGC, FAN , hoje tenho um a YBR 125 ED Todos os itens informado acima são reais, mas 4 deles já justifica a compra pela YBR ED 1º FREIO A DISCO DIANTEIRO, 2º MARCADOR COMBUSTIVEL, 3º LAMPEJO DE FAROL 4º CAVALETE CENTRAL. Agora vc estar dirigindo uma FAN e tem que parar para abri o tanque de combustive para ver quanto vc tem de gasolina para continuar....sem falar no freio a disco item essencial de segurança. Esta é a Famosa HONDA uma moto cara a + vendida sem ITENS IMPORTANTES que não justifica o porque não sair de serie de fabrica. HONDA só ganha na venda, pois FICA PARA TRAS EM TUDO ! abçs Claudio Cardoso

Anônimo disse...

TENHO UMA FACTOR 2008 DESDE 0KM E NAO TROCO POR NEW UMA HONDA POR Q! ANDO NO DIA DIA E SO NO CORO ENQUATO MEU IRMAO TEM UMA FAN 2011 E JA FEZ 2VEZES O MOTOR! QUESITO DURABILIDADE FAN E 000000000000!!!!!!

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