Como tunar e fazer tuning de motos

Tuning de motos
Moto Suzuki GSXr Tunada
O tuning de motos consiste em alterar as características do veículo para colocar um pouco da personalidade do seu dono, agregando valor mais esportivo, seja com o objetivo de ganho de performance, seja buscando mais segurança, mais beleza, tornando a motocicleta diferente e única.

Quando se quer tunar uma moto, geralmente troca-se itens como guidão, manetes, cor dos piscas, retrovisores, pneus, escapamentos esportivos, colocação de frisos, pintura, carenagem, sliders, dentre outros itens de personalização de motos.

No decorrer deste artigo daremos dicas de como fazer o tuning de motocicletas, sendo que, a grande maioria das dicas servem para qualquer moto, seja ela uma moto 125cc - 250cc ou motos de 1.000cc. ou mais cilindradas. Seguindo as dicas o proprietário tera de fato uma moto tunada.


Envelopamento

Envelopamento de Moto
Motocicletas  com envelopamento preto fosco

Envelopar motos consiste em adesivar partes (tanque, retrovisor, escapamento, etc) ou toda a moto. Não é utilizado qualquer adesivo e sim adesivos especialmente desenvolvidos para essa finalidade. O resultado é sempre bonito e além de tudo ajuda na preservação da pintura original da moto.

Preço médio: R$ 300,00


Manopla

Manopla

Existem vários modelos de manopla com diferentes texturas e alguns modelos bem diferenciados que contribuem para o tuning da motocicleta.

Preço médio: R$ 30,00 - R$ 60,00


Protetor de mãos

Protetor de mãos

O protetor de mão é um acessório muito usado e que faz grande diferença nas motos trail, porque além de embelezar a moto, o mesmo protege sua mão e ainda pode diminuir os danos na moto (guidão, manetes e retrovisores principalmente) no caso de pequenas quedas, como aquela tombada quando você esqueceu de colocar o descanso lateral....

Bem existem vários modelos e marcas, mas procure um protetor de mão para motos que apresente boa resistência independente da marca. Uma marca com boa qualidade e bom preço é a Circuit, mais se desejar um protetor que seja quase inquebrável é recomendável um com alma de alumínio (chapa que passa por dentro do protetor), que são os melhores, mas com preço bem elevados. Para pilotos de MotoCross não é muito indicado o uso de protetores fechados, por que o fechado pode quebrar a mão em um eventual erro no salto.

Preço médio: R$ 30,00 - R$ 80,00


Guidão

Guidão para motocicletas
Modelos comuns de guidão para motos
Semi guidão
Semi guidão para motos que garantem um
visual e pilotagem mais esportivos

Existem vários modelos de guidão para motos: alguns mais largos, outros mais curtos, prateados ou escuros, mais altos ou mais baixos, existem ainda os modelos esportivos (tipo morcego). Lembrando que é sempre bom verificar um modelo que proporcione uma posição de pilotagem confortável e uma boa dirigibilidade!




Pesos de guidão

Pesos de Guidão

Os pesos de guidão, como o nome sugere, são itens que ficam localizados nas pontas dos guidãos tendo o objetivo de diminuir a vibração dos mesmos, mas as vantagens reais de seu uso são mais presentes em motos de alta cilindrada.

Existem vários modelos de pesos de guidão com diversas cores disponíveis.



Manetes

Manetes

Dependendo da moto a utilização de manetes pretos no tamanho normal mesmo já trazem uma aparência interessante, mas a quem utilize manetes curtos. Também existem os manetes esportivos, que são mais bonitos, porém são bem mais caros custando mais de R$ 100,00 o par.


Piscas

Piscas tipo flecha
Piscas modelo flecha
Piscas em led
Piscas de leds

Nos piscas não é recomendo fazer grandes alterações, como a troca por piscas menores, pois é um item importante para a segurança do motociclista. Aconselha-se apenas as trocas das lentes dos piscas por lentes fumês ou lentes cristais ou ainda trocar por outros modelos como piscas estilo flecha. Ressaltamos que o tamanho do pisca não deve ser pequeno pois pode dificultar a visualização por parte dos demais motoristas.



Retrovisores

Retrovisores

Quando se fala em retrovisores temos uma variedade de estilos: retrovisores mini que são menores, ficando bem esteticamente, mas comprometendo a visão; retrovisores mais seguros como os com piscas embutidos; por último temos os retrovisores mais esportivos e com preços mais elevados.


Eliminador de paralama

Eliminador de paralama
Eliminador de Paralama - Yamaha Fazer e Honda CB300

O eliminador de paralama serve para deixar a traseira da moto mais bonita e limpa.


Preço médio: R$ 60,00 - 150,00




Paralama traseiro esportivo

Paralama traseiro esportivo
YBR Factor
Paralama traseiro esportivo
CB300


Outra dica para fazer tuning na moto é a colocação de um Paralama traseiro esportivo, que também gera um bonito visual. O preço é um pouco salgado, mas o visual compensa.

Preço médio: R$ 100,00




Bolha ou Parabrisa

Bolha ou Parabrisa para Motos
Bolha ou Parabrisa para Motos

A bolha ou parabrisa de moto tem o objetivo de contribuir para o melhor desempenho, conforto e segurança em altas velocidade já que a mesma ajuda a cortar o vento e protege contra objetos, além de contribuir para um visual bonito na moto.



Pneus

Pneus
Pneus mais largo - Yamaha Fazer
Pneus
Pneu mais largo - Kawasaki Ninja

Os pneus de uma moto são um dos mais importantes para a segurança, sendo que, quanto maior o seu tamanho, melhor aderência e maior estabilidade em velocidades mais elevadas, consequentemente trazendo mais segurança, porém, gerando perdas em desempenho, pois pneus maiores deixam as motos mais pesadas.


Pintura

Pintura de motor
XTZ125 com moto pintado de preto
Pintura de motor
CB300 com motor e escapamento pintado de preto fosco

A questão da pintura é algo mais radical, pois pode ser prejudicial na hora de vender a motocicleta, porém, caso o dono queira partir para um tuning mais avançado é altamente recomendado a pintura do motor, bacalhau, cubos, aros, escapamento e bengalas de preto. O resultado será bem interessante. Ainda existem motociclistas que optam por fazer grafismos em suas motos. O custo irá variar, dependendo se o dono irá pintar por conta própria ou contratará o serviço de terceiros.

Preço médio: R$ 50,00 (dono pintando)

Preço médio: R$ 150,00 (empresa especializada)


Alongador de Suspensão Traseiro

Alongador de Suspensão Traseiro
Comparativo da Fazer com alongador de suspensão traseiro
Alongador de Suspensão Traseiro
Comet 250 com traseira alongada

A função do alongador traseiro é suspender a suspensão traseira (dããã), deixando a moto mais alta e mais estilosa. Esta alteração acaba mudando um pouco a estabilidade da moto, pois quando frear, o peso será mais direcionado para a parte da frente, porém, após um tempo você irá se adaptar e não sentirá nenhuma diferença. Alguns dizem que o alongador pode quebrar facilmente, mas até o momento uso alongador a aproximadamente 20.000km e não tive nenhum problema!

Porém, ressaltamos para o usuário verificar a qualidade do alongador e sempre fazer uma vistoria no mesmo e também na própria suspensão para evitar surpresas.

Preço médio: R$ 20,00 - 50,00



Protetor de Bengala

Protetor de Bengala/Suspensão

A função do protetor de bengala é justamente proteger a bengala. É um item bem mais estético, do que funcional, e serve para complementar o tuning da moto.

Preço médio: R$ 20,00 - 70,00


Frisos refletivos para Aros

Frisos refletivos para Aros

Dependendo da moto a utilização de frisos refletivos de 7mm ou 10mm deve dar um visual legal. Os frisos refletivos nada mais são do que um adesivo fino que coloca-se no aro da moto para dar um efeito visual, podendo ser tanto refletivo, como não refletivo, existindo alguns modelos diferenciados.



Escapamento Esportivo

Escapamento Esportiv
Twister com escapamento esportivo Coyote
Escapamento Esportivo Akrapovic
Escape Esportivo Akrapovic

Os escapamentos esportivos sem dúvidas são um dos grandes diferenciais para quem quer tunar sua motocicleta, pois é uma mudança mais avançada, que além de alterar o aspecto visual, também ajuda no melhor desempenho da moto.

Quanto a este equipamento recomendo o uso, porém, deve-se atentar para o fato de que em algumas regiões, apesar de ser infundado, a polícia acaba multando usuários, mas nada que um pouco de conversa e apresentação do laudo de emissão de ruídos fornecidos pelas fabricantes para resolver a situação.

Nacionalmente a marca mais reconhecida é a Coyote por comercializar escapamentos para diversas motos de baixa e alta cilindrada, mas também existem fabricantes mundialmente conhecidas como Akrapovic.



Protetor de tanque (tankpad)

Protetor de tanque (tankpad)

Nada pior que ter uma moto riscada. Para evitar isso o ideal é a utilização de protetores! Existem os mais discretos que são transparentes e os coloridos com diversos grafismos.



Spoiler

Spoiler
Motos Fazer e Titan com Spoiler

O Spoiler é uma peça colocada abaixo do motor da moto é chama muito a atenção, nesse caso, o ideal é procurar um modelo que não seja muito grande, para que seja harmonioso com a motoca. Seu preço é um pouco elevado, mas o resultado compensa, pois contribui para a personalização da moto.



Carenagem

Carenagem para motos
Suzuki Yes Carenada
Carenagem para motos
Fazer com carenagem modelo Yamaha R1
CB300 Carenada
Honda CB300 com carenagem

A carenagem no motociclismo consiste em um conjunto de partes desenvolvidas para reduzir os efeitos do choque do ar com o veículo, fazendo com que ganhe em performance, e como parte estética do veículo, além de proteger as partes de entradas de água, sujeiras e insetos. São feitas normalmente de plástico, fibra de vidro ou até mesmo de fibra de carbono ou outros materiais mais leves. Os preços variam de acordo com o porte da moto - quanto maior a moto, mais caro se torna a carenagem!

Preço médio: R$ 200 - 2.000,00


Slider

Slider

O slider é uma peça cilindrica fabricada em poliuretano (tipo de resina plástica) ou de alumínio, que acoplado ao motor, visa evitar que o mesmo encoste no chão em uma queda. Esse tipo de slider é usado geralmente em motocicletas de grande porte, acima de 500cc, que possuem o motor maior e fora do quadro da motocicleta.
Outras dicas de tuning para motos

Pedaleira do garupa cromada/aluminio - Preço médio: R$ 50,00

Vela Iridium  - Preço médio: R$ 40,00

Aro Viper (1 unid.) - Preço Médio: R$ 100,00

Parafuso de Placa (Caveira, Led, Águia, Lança, Bala) - Preço médio: R$ 30,00

Bico de Pneu (Neon, Granada, Dados - Preço Médio: R$ 20,00



Essas são nossas dicas para deixar sua moto tunada, a escolha do que colocar ou não fica por sua conta!

Quem tiver outras dicas para tunar moto deixe nos comentários!




16 comentários:

Anônimo disse...

adorei as dicas vlw!

Anônimo disse...

Adorei as dicas!!!! Muito bom!!!

Unknown disse...

eu queriasaber se tem como mudar o aro da suzuky yes qual e o aro liga leve que da nele

Anônimo disse...

e ai eu queria saber se tem como botar carenagem na titan 150 esd 2007?

Anônimo disse...

eu quero saber,se eu posso trocar adesivo do tanque

Anônimo disse...

doidera gostei! valeu

Unknown disse...

Pow galera gostei dimais ! ei eu vou botar as maioria desses acessorios na minha YBR 125 factor vlw !

moschen disse...

De acordo com os pm que me pararam a uns dias atraz, e ate onde eu ouvi falar que saiu uma nova lei proibindo escapamento esportivo nao importa se esta dentro das normas da Conama e nem mesmo se tiver selo do immetro, injusto, paguei 700 reais no meu escap coyote com selo do immetro com autorizacao de uso pelo Conama para que na hora em que fui parado pelos pm, nao vale merda nenhuma, sou estudante de direito e douuma dica importante " LEEIAO AS NORMAS DO DETRAN " para que tenhao oque falar diante de uma situaçao casual com a policia, eu li e soube lidar, TODOSESSES ACESSORIOS SAO PROIBIDOS de acordo com a policia, entao leiao porque eles sao leigos. abraço

Anônimo disse...

As rodas de liga da Suzuki servem na factor ?

wanderson caldas novas disse...

Não fiz muita papagaiagem na minha fazer,apenas frizos vermelhos nas rodas e envelopamento das abas do tanque,carenagens laterais e num pequeno pedaço da rabeta,a moto é preta,envelopei de vermelho fosco,modesta parte ficou show!

Anônimo disse...

moschen ...

como estudante de DIREITO vc esta muito errado... releia o CTB...

Unknown disse...

Dicas valiosas gostei já que em breve comprarei minha moto

Unknown disse...

Dicas valiosas gostei já que em breve comprarei minha moto

Antonio disse...

Muitas dicas interessantes aqui.
Caro Moschen, você com essa sua escrita, irá muito longe em sua carreira =)

Anônimo disse...

tenho uma fazer preta com a faixa amarela e estou querendo tunar ela vlw pela dicas

Anônimo disse...

tenho uma factor k1 quero deixar ela esporte alguém pra ajudar? agradeco

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