YBR Factor: 7 coisas que você precisa saber sobre a moto antes de comprar uma


A aquisição de uma moto é um passo importante na vida de qualquer um, seja para usá-la como meio de transporte, seja apenas para usá-la nos fins de semana. Existem coisas que você precisa saber sobre uma moto antes de comprar, pois certamente você não quer um veículo para te dar dor de cabeça e prejuízos financeiros, certo?

Neste artigos vamos falar sobre a moto Yamaha YBR Factor tratando do seu custo x benefício, peças, manutenção, desempenho, dentre outros assuntos pertinentes.



1 - Qual o Custo x Benefício da Yamaha YBR Factor em relação as concorrentes?

A resposta é simples e varia de acordo principalmente com o tempo que se pretende ficar com a moto. Se pretende ficar com a moto por menos de 2 anos e não for rodar uma grande quilometragem nesse periodo de tempo (menos de 20.000 km), o custo x benefício da YBR Factor ainda fica em alta, pois a moto tem um bom preço e tem muitos itens de série que já vem na sua versão básica e não existem na top de linha da principal concorrente, além do conforto, economia e desempenho invejável oferecidos pela mesma, mas ainda perde-se muito com a depreciação absurda no valor de revenda, sendo mais compensador pegar uma moto com melhor preço de revenda e mais fácil de vender também.

Caso o período de tempo que se pretende ficar com a moto, seja superior a 2 anos ou acima dos 25.000 km, a Factor estrapola no Custo x Benefício, por motivo de ter uma durabilidade superior ao da concorrência (comprovado em testes) e desta forma, tendo manutenções e substituições de componentes com menor frequência, fazendo com que a longo prazo, isso traduza-se em economia e acaba sendo compensada a depreciação no valor da moto além da confiabilidade e das dores de cabeça que não se tem.


2 - As peças e a manutenção da Yamaha são mais caras?

Sim e não! Eu sei, parece absurdo, mas o sim é para as peças originais, pois o preço delas é realmente bem maior que o preço das peças de algumas outras marcas, mas a durabilidade e a qualidade das peças da Yamaha também são superiores. Desta forma, você tendo de substituir as peças com menor frequência, acaba pagando menos. O não é para a manutenção, que no caso da YBR Factor, tem uma mecânica bem simplificada, não sendo necessário nenhum aparelho para fazer regulagens no sistema de alimentação e não necessitando de um mecânico tão capacitado para executar os serviços de manutenção, sendo possível inclusive, se fazer muita coisa de manutenção preventiva em casa mesmo.


3 - A Yamaha YBR Factor é manca por ser 125cc?

Nãããããão! Ela tem um torque mais significativo que o da Titan 150 e descasca qualquer outra 125cc original. Com a utilização de um escapamento esportivo de qualidade e ajustando-se a mistura ar/combustível corretamente, ela pode desbancar a 150 da Honda facilmente, pois só eliminando os 2 catalisadores existentes no escapamento original ela já terá de volta 1,2 cv a mais que a YBR antiga tinha, além de aproximadamente 1 cv proporcionado pelo sistema de exaustão mais aberto.


4 - O sistema Anti-Vibração da moto YBR Factor funciona?

Perfeitamente. Nota-se a diferença para outros modelos de baixa cilindrada sem o sistema principalmente em percursos mais longos e em altas rotações. (Experiência comprovada - 4 horas viajando o tempo todo em alta e com apenas 2 paradas)


5 - A YBR Factor é realmente econômica?

Demais. Existem muitos relatos de médias superiores a 40km por litro, e pasmem, o editor de uma revista, durante um teste, no transito caótico de uma das maiores cidades do país, com muita paciência e força de vontade conseguiu fazer 70km/L. SIM, ELE FEZ 70 QUILÔMETROS POR LITRO! Andando em estradas com o motor sempre cheio, a Factor faz médias em torno dos 30 a 35 km/l e em centros urbanos, andando-se em ritmo normal de rotação ela faz marcas próximas dos 40km/l facilmente.


6 - A Factor está obsoleta por ser uma das poucas motos de baixa cilindrada a não aderir ao sistema de Injeção Eletrônica?

Não. A adesão ao sistema de Injeção Eletrônica nas várias motocicletas de baixa cilindrada, se deu por conta da adequação as novas normas de emissão de poluentes, as quais todos os modelos tiveram de se adequar para continuarem sendo comercializados, porém, a Injeção Eletrônica tem um custo muito alto e agrega um valor muito significativo a motocicleta, tornando-a cara, tanto para comprar quanto para manter, pois o custo de manutenção também é maior.


7 - A Yamaha YBR Factor terá alguma mudança significativa em sua mecânica ou design?

Acredito que talvez a Factor ganhe um farol no estilo diamante, como na Fazer e XJ6, mas é pouco provável, pois ela está totalmente de acordo com a sua proposta e tem o melhor design de todas as motos de baixa cilindrada comercializadas no país, na categoria Street. Quanto a mecânica, há uma possibilidade remota de a YBR Factor passar a ser 150cc ou lançar um modelo com propulsor maior, porém paralelo ao 125cc.



Fonte: Criztian


11 comentários:

Diego R. disse...

1º ....
a factor ea melhor e a mais bonita da categoria e economica , e menos visanda do que as concorrentes ideal para o uso urbano e para os passeios sp a fora :)

Anônimo disse...

eu comprei uma factor 2011 para meu pai ,e ele adorou ,fiquei com a titan 2002 dele e comparando os padroes são totalmente diferentes a factor supera as comcorrentes em tudo principalmente em comforto e economia , eu agora me prepaaaro para comprar uma factor 2013 e minha opniao e que ela ñ prescisa mudar nada da 2011 .

Anônimo disse...

Eu tenho uma factor,2009 conservada, e quero oegar uma 2013, pra mim na categoria é a melhor.

Anônimo disse...

Tenho uma factor 2011, e não tenho quase gasto nenhum com peças,pois são de exelente qualidade. Mas fala sério, descascar qualquer outra 125cc já é de mais. É bem economica, faz na média de 35 por l. Estou satisfeito.

Anônimo disse...

Eenho uma Factor 2010, e não me arrependo nem um pouco em tela comprado. até hj os unicos gastos q tive foram apenas relação e pneus, foras umas melhorias q fiz nela.

Anônimo disse...

Realmente a factor e uma excelente moto por isto esta vendeno muito seu painel deveria ter o inportantissimo conta giro

Elemar disse...

Tenho uma 2010 e não vou me desfazer dela tão cedo, estou abrindo um consorcio de uma tenere 250 e darei ela no lance ano que vem... Por enquanto YBR é guerreira, nunca me deu problema nem um...

Anônimo disse...

tenho uma factor 2011 k comprei 0km, preta, a moto e muito boa sempre gostei da yamaha, macia forte,nao gostei da fan.

tchamaco disse...

Comprei uma ano 2012 modelo 2013,só andei até agora 400 km,fim de semana fiz um esticada de 200 km para ir amaciando o motor e me supreendeu a economia 42.6 por litro andando 90 kh imagino quando o motor estiver amaciado,sem contar o conforto e a estabilidade

Anônimo disse...

Essa moto e 10, vale o que se paga tenho uma factor K 2011, comprei zero tá com 15000km agora, nunca deu um defeito,e só lavar a moto que ela fica com aparência de nova, faz de 35 a 50 com L de combustivel depende de como você ande, vale apena muito agil no transito, só não e boa pra viajar longas distâncias pois o banco e um pouco duro, mas sem comparação com as demais da categoria simplesmente a melhor...

Anônimo disse...

Tenho uma Factor ED 2012. Na sua categoria é uma excelente moto, não tenho do que reclamar. Já fiz média de 47 km/l, andando tranquilamente e sem atrapalhar o trânsito. Os únicos problemas que apareceram foram a queima de uma lâmpada do painel, aos 17.000 km, e do faról baixo aos 19.000 km, coisas comuns numa moto. No mais, repito, é uma EXCELENTE moto na sua categoria.

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