Teste Yamaha Factor YBR 125 ED


Depois dos 2.200Km de testes com a moto Yamaha YBR Factor, vou direto e reto, a motoca é perfeita para cidade, me surpreendeu de verdade…..
A Yamaha Factor YBR 125 ED é uma moto para utilizar no dia a dia,  seja para quem trabalha com moto (exemplo: vendedor, moto boy…), ou só para se deslocar até o trabalho, ou até mesmo para ser a primeira moto.

Todo este tempo de teste a moto se comportou muito bem, sem manutenções, construída com materiais de altíssima qualidade, inclusive gostaria de relatar que a corrente foi ajustada por volta dos 2.000 Km rodados, isso demonstrou que é uma moto muito robusta que agüenta o tranco com tranqüilidade. A primeira revisão 1.000Km é gasto somente a troca de óleo (+- R$15,00)


Motoca muito boa para o público feminino, que também cresce dia após dia

Este modelo chamou atenção de muitos motociclistas pelas ruas, uma pela cor roxa que recebeu vários elogios, e a outra pelo design com destaques pelas abas do tanque que é show de bola dando um ar muito mais robusto em comparação a sua concorrente direta.

Na minha opinião esta moto não precisa mudar nada, a não ser um farol mais moderno tipo diamante como a nova Fazer 250, e se possível um conta giros. Esta seria uma receita ideal para este modelo ficar perto da perfeição.


Agora vamos mais profundo sobre o teste:

No Trânsito: é o habitat natural dela, foi projetada para isso, no caos da cidade de São Paulo ela esta a vontade, super maleável, fácil de andar nos congestionamentos. Sobre embreagem é muito robusta e aquenta bem o tranco, pois nos testes em congestionamentos acima dos 30° rodando por muito tempo, o curso não desceu nada e todo funcionamento ficou perfeito, mesmo em altas temperaturas.
Motor / Câmbio: por ser uma 125cc possui uma boa potência e torque, para utilização na cidade e até mesmo nas marginais da capital de São Paulo, onde o limite de velocidade é 90Km/h.
Nos faróis larga muito bem, com tranqüilidade, na estrada (não é o local ideal para uma 125cc e não foi projetada para isso), você consegue rodar velocidade cruzeiro de 90 a 110Km/h, claro que o acelerador quase no talo o tempo todo nesta velocidade, aí desta forma ela consome um pouco mais fazendo por volta de 28Km/l. Más se rodar de 80 á 90Km/h ela fica bem econômica.
Cheguei em testes de velocidade a 130Km/h no painel (pista em declive), mas o normal ela bate os 120Km/h.
Já na cidade rodando forte como roda os MotoBoys ela fez por volta de 34,0Km/l, mas se andar maneirando como todos deveriam pilotar, ela passa um pouco dos 40Km/l.
Sobre o câmbio, é como toda Yamaha, engate preciso e seco,  mas gostaria de relatar que as 5 marchas são muito bem escalonadas, chegando a perfeição neste quesito. (não tem o que fazer e nem alterar a relação de marcha, parabéns ao engenheiro….)
Levamos ao dinamômetro, mas como o motor não tem limitador de giro, acabamos tirando a mão a 140Km/h confira!!!


Mesmo com peso balanceador do motor ele vibra um pouquinho acima dos 90Km/h, mas como o tempo você acostuma e nem nota.
Suspensão: é limitada por ser uma bi-choque, e para a proposta a que se propõem é muito satisfatória, praticamente absorve bem as imperfeições do piso urbano, mas com garupa falta um pouco de pressão de mola (mesmo com regulagem no mais duro), em curvas ela é muito boa, tem boa estabilidade.
Conforto: a posição de pilotagem é muito boa, você sempre tem a  moto na mão, vestindo ela, sobre o banco não gostei no aspecto do formato que com muitos quilômetros de pilotagem começa a incomodar, parece que ele te empurra para frente, isso notei em estradas, na cidade não me incomodou.
Painel: é completo, menos o conta giros que na minha opinião deveria ter, mas não é essencial neste modelo.
Freio: freio a disco na dianteira e tambor traseira são muito eficientes para o modelo, a motoca para sem problemas.
Farol: ilumina muito bem, só não gostei do lampejador do farol alto, na hora do acionamento a parte do farol baixo fica muito fraca escurecendo a parte de rolagem mais próxima da moto, isso me parece que acontece por causa que a alimentação dos faróis vêem diretamente do motor e não da bateria.
Quanto design o dianteiro merece um estilo diamante e lanterna traseira achei moderna com estilo que combina com a moto.



Conclusão


Logo de cara quero relatar que me surpreendi com este modelo, excelente moto em todos os aspectos, me parece uma das melhores se não for a melhor da categoria 125cc, além de agüentar o tranco do dia a dia, possui um excelente acabamento deixando as concorrentes para trás. Possui cavalete central, e no começo achei que não seria necessário, mas quando estacionei a moto no centro da cidade de São Paulo ele se tornou um grande trunfo, pois as motos ficam tão apertadas uma do lado da outra que o cavalete ajuda, além de ser bom para manutenção.Não notei nenhum ponto negativo expressivo, agora fique com sua conclusão na hora de escolher um modelo na categoria. Este modelo Factor ED esta por volta de R$6.500,00 (abril2010), creio que seja um ótimo custo benefício.

Ficha Técnica Yamana Factor 1125 ED 2010
Comprimento total1.980 mm
Largura total760 mm
Altura total1.080 mm
Altura do assento780 mm
Distância entre eixos1.290 mm
Altura mínima do solo175 mm
Peso seco112 Kg
Quantidade de cilindros1 cilindro
Cilindrada usual125 cc
Diâmetro x curso54 x 54 mm
Taxa de compressão10:1
Potência máxima11,2 cv a 8.000 rpm  
Torque máximo1,13 kgf.m a 6.000 rpm
Sistema de partidaElétrica
Sistema de lubrificaçãoCárter úmido
Capacidade do óleo do motor1,2 litros
Capacidade do tanque de combustível13 litros
AlimentaçãoBS 25 Mikuni (segundo estágio a vácuo)
Sistema de igniçãoEletrônica Digital (CDI)
Bateria12 V x 5,5 Ah
Transmissão primáriaEngrenagens
Transmissão secundáriaCorrente
EmbreagemMultidisco banhado a óleo
Câmbio5 velocidades, engrenagem constante
ChassiDiamond
Ângulo de cáster26º20′
Trail92 mm
Pneu dianteiro2,75 - 18 42P Metzeler ME 22
Pneu traseiro90/90 - 18 57P Metzeler ME 22
Freio dianteiroDisco de 245 mm de diâmetro
Freio traseiroTambor de 130 mm de diâmetro
Suspensão dianteiraTelescópica
Suspensão traseiraBraço oscilante, 2 amortecedores, mola helicoidal, 5 regulagens de carga
Curso da suspensão dianteira120 mm
Curso da suspensão traseira105 mm
Painel de InstrumentosVelocímetro, hodômetro total e parcial, mostrador do nível de combustível, indicador de farol alto, indicador de pisca, luz de falha do sistema de ignição, indicador de neutro.
Coresroxa, preta, vermelha







Fonte: Moto Esporte



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