Teste Yamaha YBR Factor: 25.000 km rodados
Minha YBR Factor está agora com 25 mil quilômetros rodados e fazendo agora no início do próximo mês 1 (um) ano de uso, ou seja, 1/4 (um quarto) da vida útil do motor foi-se embora com essa quilometragem, já que segundo experiência pessoal com motos novas, seus motores atingem aproximadamente entre 100 á 120 mil antes de precisarem de manutenção.
Então estou colocando aqui minhas impressões sobre a YBR Factor nesse, digamos assim, primeiro período de vida, já que comprei ela com muito medo, pois toda a vida tive somente motos da marca HONDA. Na época minha outra moto me deixou no prego e eu precisei com urgência de uma moto nova, e de acordo com as necessidades da época o preço da Yamaha Factor foi a que tinha de mais completo com o valor que eu poderia pagar, isso sem mencionar as motos de marcas "diferentes", no qual nem cogitei a hipótese da aquisição de uma dessas. Na concorrente HONDA o modelo "pé duro" estava mais cara que a Factor completinha, então isso foi decisivo na minha escolha, e hoje não me arrependo de forma alguma da compra!
Vejo ao longo dos tópicos muitas pessoas perguntando quanto tempo duram os pneus, lonas e pastilhas de freios, relação, entre outros, então vou postar aqui como está minha moto agora depois desse tempo.
>> Aspecto Geral da Moto
O aspecto geral não mudou muito, tirando arranhões na pintura decorrente de buchas e da jaqueta, a aparência da moto ainda está ótima. Eu não levo em Lava á Jato nem se me pagarem, então todas as partes zincadas e gauvanizadas ainda brilham como nova, nada de ferrugem em canto algum. Até hoje não repuz peça alguma, ou seja, foram 2 (duas) luzes do painel que troquei logo no início (R$ 1,00 cada), nunca estragou nada, coloquei nela o escapamento esportivo, alarme, mudei a posição da placa traseira e de resto a moto está toda original ainda.
>> O Motor
O motor ainda está com o barulho original, macio como no dia em que a comprei, depois dos 10.000 km passou a consumir cerca de 100ml de óleo á cada 1.000km rodados, que é exatamente quando faço as trocas. Então assim como quase todos relatam, isso é normal.
>> O Painel
No painel apenas uns arranhões devido á um tombo que ela levou sozinha num dia de ventania forte.
Estado do Painel antes e depois
>> Borracha do Estribo e Pedal de Marcha
A borracha do estribo la lado esquerdo se desgastou muito, não sei se devido ao calçado que uso, ou a forma com que eu piso, não sei, isso ainda é um mistério pra mim. A borracha do pedal de marcha também se desgastou bastante.
>> O kit de relação
A relação ainda está longe de ter que trocar, penso eu que ela deve chegar aos 40.000km. Vejo alguns amigos dizendo que acabou com a relação com menos de 9.000km rodados! Pessoal isso é falta de cuidado, falta de óleo, e é óleo mesmo, e não a tal graxa branca. Já usei muita coisa durante minha vida pra lubrificar a relação de moto e sinceramente, sem dúvida algum o melhor lubrificante é o óleo mesmo, então não fiquem com medo de sujar a moto, pois se sujar é só lavar, muito melhor gastar tempo lavando do que ter prejuízo comprando relação a cada 10.000km rodado.
>> Lonas e Pastilha de Freio
As lonas de freio estão com meia vida, observem nas fotos onde está a setinha indicadora de desgaste, o correto é ela estar no ponto marcado direito, quando chegar ao esquerdo é hora de trocar, mas no meu caso ela ainda está bem no meio.
As pastilhas do freio dianteiro também estão com meia vida ainda, estão longe de acabarem, podem observar no corte dela, a hora de trocar é quando aquele corte sumir então está longe ainda.
O disco também está ótimo, um amigo meu conseguiu certa vez acabar com um disco da CG dele com 5 mil rodados, vai ser bruto assim lá longe!
Até o presente momento a peça que está com mais desgaste é o pneu traseiro, mas mesmo assim acho que dará para chegar aos 30.000km com ele tranquilamente, mas não sei se vou aguentar esperar, pois o METZELER 100/90 já está até pago na loja, só esperando esse aqui terminar seus dias.
Estado dos Pneus antes e depois
O pneu dianteiro é outro que não acaba nunca, mas acho que não vou esperar para colocar o METZELER 90/90, pois com ele teremos um aspecto de moto mais cheia, já que vou colocar o 100/90 atrás.
>> Caixa do Filtro de Ar
Pessoal tive uma supresa ao abrir a caixa do filtro de ar, esta estava imunda demais, isso porque eu andei pouco em estrada de chão durante esse tempo, mas o segundo compartimento que é o mais importante estava limpinho, menos mau né, ali tem que estar sempre limpo, se notarem sujeira neste local podem se preocupar, já que se tiver sujeira é sinal que está entrando sujeira no seu motor, e isso é muito, mas muito mal. Agora já dei uma geral nela e no filtro e já estão como novos outra vez. O carburador não precisou nem abrir para limpar, usei o velho macete de empurrar pra dentro a sujeirinha do regulador de ar da marcha lenta, regulei e ficou 100% novamente!
>> Outros aspectos
O consumo da YBR Factor mesmo com escapamento esportivo, sem miolo, continua o mesmo, em torno dos 40km por litro, fiquei muito feliz com isso.
A caixa de direção está firme e sem folga alguma, fiz revisão geral nela há uns 2 (dois) meses, lubrifiquei rolamentos e caixa de direção, e agora tenho que trocar o óleo das bengalas, estava torcendo para demorar chegar aos 25 mil porque dá um bom trabalho, mas vou ver se troco essa semana.
Sobre a bateria, andei até criticando a bichinha, mas já até pedi desculpas á ela, mas no último mês o motor tava pesado para dar a primeira partida de manhã, e nessa primeira partida a luz laranja do painel acendia. Então semana passada fui dar uma conferida e a água da bateria estava abaixo do mínimo recomendando, foi só completar ela com água fervida e agora ficou boa novamente.
Ah só pra constar, nesse 1 (um) ano de uso nunca me pararam numa blitz e nunca me abordaram na rua, e olha que tem blitz por aqui para todos os lados, digo isso por conta do escapamento esportivo.
Viajei duas vezes com garupa, e foi decepção geral, motinha fraquinha demais, mas tudo bem, o forte dela nao é estrada e sim o uso dentro da cidade, onde ela é ágil e econômica, venço todos os corredores com facilidade, não há engarrafamento ou trânsito ruim pra minha motinha.
Bom, então é isso galera, Factorzinha até agora tem sido só alegria.
Grande abraço á todos!
Autor: XANN - Clube YBR Factor
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14 comentários:
Sua moto realmente tá muito bem cuidada parabéns. Embora eu tenho a minha a 19 meses agora q completei 12 mil km. E não está tao conservada quanto a sua, fiquei impressionado com seu pneu ja ter rodado isso tudo, o meu com camera, ja está pedindo arrego.
É impossivel um pneu de 90/90/18 durar 30.000 KM !!!
Com minha 125 CC, o pneu que mais durou fou um Michelin, 90/90/18 e durou 12.000 KM.
E todo mundo disse que durou bastante !
Abraço .
... Luis H. Moresco .
Minha Factor está com 8 meses de uso, 10.250km e meu pneu traseiro (90/90-18) já está quase no fim. O mesmo acontece com o freio traseiro. Parabéns pela sua moto, está muito conservada.
Marco A. (BH - MG).
Comprei uma factor hoje meio com o pé atras por sempre ter tido honda, mas depois do seu post fiquei mais tranquilo, parabéns e muito bom o relato, acho que vou fazer isso também com a minha.
Abraço!
Bruno Nunes.
Cara, tenho uma factor tbm so que o modelo K, gosto muito dela apesar de ser fraquinha na estrada. Troquei o pneu traseiro agora com 28.000 km, muito boa a moto. Nao me arrependo mesmo.
Parabéns cara! Você me ajudou muito nessa postagem! Amanha mesmo vou vender minha fan pra poder comprar uma Factor! Minha Fan 125 nunca fez mais que 29,1 Km/Litro e isso com o escapamento Original! eu tinha um Gemoto mais eu não aguentava mais o barulho pois trabalho com entrega e rodo mais de 140 Km por dia! Muito Obrigado e Parabéns pela postagem!
Parabéns XANN ! Sua Factor está conservadíssima!!Como os colegas falaram, eu sempre tive Honda,porém,meu irmão comprou uma para trabalhar e mostrou que a Yamaha aguenta o "trampo"!!É incrivelmente RESISTENTE e ECONOMICA(40km/l)!!Pra se ter idéia,nunca regulei os balancins(tuches)do motor!Continua silenciosa! Adquirí uma factor 2010 com 5 mil km. Como viajo frequentemente de Recife/PE p/ Maceió/AL (265km), somente troquei a bateria(20 mil),tração (26mil),2 lâmpadas do painel e os pneus aos 25mil(michelan pilotsport).Hoje ela está com 27mil, precisando trocar apenas as pastilhas dianteiras(originais),pois as traseiras ainda estão boas.
QUEIXA: Alguns podem notar uma "barulheira" no escapamento quando reduzimos a aceleração e a velocidade (semelhante a um "parafuso solto" dentro!)Percebi que outras tambem têm a barulheira!
Mistério: Trata-se de um defeito de fàbrica; O anel de aço que veda a saída do motor é muito fina,impedindo que os 2 parafusos apertem até o fim,deixando a saída do cano de escape "frouxa"
Solução: Colocar um anel maior(mais grosso)ou uma outra arruela e apertar bem os parafusos!
Abraços, Ivan
A minha ED 2011, hoje com 23600 km, também se apresenta muito bem!. Troquei somente a relação aos 15000 km pois chegou ao final da regulagem, coroa, pinhão e corrente estavam perfeitos, mas como iria percorrer o "Caminho da Fé" 700 km em estrada de terra, junto com mais 34 motos troquei para não ter surpresa durante a viagem.
Fora isso só revisão, óleo e 02 lampadas de painel.
Uso para ir trabalhar diariamente 62 km no total ida e volta em rodovia, e também acho ela um pouco fraca nessas condições, mas a economia compensa. (40 km/litro)
Unica coisa que chateia hoje é que na ultima revisão fora da cc, lavaram com produto muito forte e tirou um pouco o brilho dos parafusos e peças zincadas, mas do resto só alegria.
É minha primeira Yamaha depois de 04 Hondas, e me encanta a ciclística e o conforto.
O barulho no escapamento também existe na minha, vou tentar a solução acima.
Abraço!
Djalma
Cara, muito bom os cuidados que você tem ela. Quem tem uma factor, sabe que, que não precisa outra, a não ser se for de maior CC. Estou com a minha em 19.000Km, na semana que vem. farei a revisão dela, acredito que preciso trocar uma vela. Mas apenas isso até agora.
olha galera comprei uma ybr e to maluco aki nao da marcha lenta nem a pau o mecanico ficou o dia todo tentando enao conseguiu arrumar , agora eu regulei as valvulas , e troquei muita coisa do carburador e nada tive que entupir um gigle desses da entrada perto do filtro para dar uma marcha lenta meio borbulhante sei la meu oque tem essa porra, olha fiz de tudo que voces poderia imaginar mistura pobre , mudei a boia para mistura rica e nada resolve olha jah mexo com motos a muitos anos e nunca vi coisa igual ,se colocar outro carburador fica belezinha , mas o dela e tudo igualzinho e nao vai e se colocar o dela em outra moto vai muito bem da para entender uma dessa putss quero vender minha magrela ou trocar, por 150 cc
xann, parabens cara pela sua yamaha,tbm tenho uma,gostei de uma dica ai do ivan nogueira sobre escapamento a minha tbm tinha mais depois da dica conseguir concertar,valeu ivan!!agora só tenho mais um duvida,qd tento reduzir ela sempre reduz com lentidao,as vezes é como se o pedal de marcha ficasse neutro,ex:se ela estiver na 3a na consigo reduzir com facilidade pra 2a tenho q dar varios toques ou balançar a moto pra frente e pra traz pra entrar macha!isso é muito chato,pow xann se souber algum me fala por favor,vou te agradeçer muito,meu face é michaelgleydson2013@hotmail.com um abraço!!!
obrigado pelos manuais ,agora posso fazer manutenção com mais facilidade ,obrigado
O que vc quiz dizer com "usei o velho macete de empurrar pra dentro a sujeirinha do regulador de ar da marcha lenta" ? Como se faz isto ? Obrigado.
valeu pessoa me ajudaram muito na manutençao em saber a hora de trocar algo da minha factor !
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